Tá, mas... o que é a psicanálise?
- Júlia de Souza Lopes
- 17 de jun. de 2024
- 1 min de leitura

A psicanálise, criada por Sigmund Freud no final do século XIX e início do século XX, é uma teoria e método clínico que evoluiu ao longo do tempo e permanece relevante devido à sua constante (re)construção.
Na análise, nome dado à psicoterapia baseada na psicanálise, o trabalho se dá a partir do discurso do paciente. Com base no que é dito, paciente e psicanalista juntos constroem novas compreensões para o que causa sofrimento no presente. Fazer análise é uma maneira de redescobrir desejos talvez esquecidos há muito tempo. É um processo de dar sentido à própria história com o auxílio do analista, que sugere novas formas de interpretar o que estava fixo.
Dessa forma, mesmo começando a análise com um objetivo específico, muitas descobertas são feitas ao longo do processo, e a questão inicial torna-se apenas uma das muitas trabalhadas. A psicanálise parte do conceito fundamental do inconsciente, reconhecendo que temos acesso limitado ao que influencia nossos pensamentos, sentimentos, fala e ações, e na análise busca-se revelar o que está oculto.
Ver tradução